Resveratrol no combate ao câncer
29/04/2010 Fundação do Câncer
Há alguns anos a ciência descobriu que o consumo moderado de vinho tinto é um importante aliado na saúde, incluindo a prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. A bebida concentra uma grande quantidade de resveratrol, um composto bioativo presente em diversos alimentos, como o suco de uvas escuras, amendoim e outros vegetais. Apesar de a bibliografia reconhecer que mais de 70 plantas apresentam a substância, o vinho tinto continua como a principal fonte, pois a presença do álcool aumenta a sua solubilidade.
Agora, a pesquisa da professora Eliane Fialho, do programa de Oncobiologia da UFRJ, busca identificar como o vinho tinto e outros compostos alimentares podem diminuir a viabilidade de células cancerosas, especialmente aquelas relacionadas ao câncer de mama, primeiro tipo de câncer entre as mulheres. A pesquisa conta com o apoio da Fundação do Câncer.
A alimentação inadequada é uma das principais vilãs para a incidência de câncer, contribuindo com cerca de 30%. Por isso, explica Fialho, torna-se importante encontrar substâncias como o resveratrol em alimentos funcionais, ou seja, aqueles que podem contribuir para a redução do risco do desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes etc.
“Atualmente, o resveratrol apresenta entre seus efeitos positivos o aumento da expectativa de vida e redução do risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. A partir da técnica de sinalização celular, identificamos os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos neste processo. Ou seja, de que forma o resveratrol atua, por diversos mecanismos, na capacidade de aumentar a morte celular, diminuir a proliferação de células tumorais, regular o ciclo celular e modular enzimas antioxidantes e antiinflamatórias”, explica a pesquisadora.
A longo prazo, esses estudos poderão contribuir para o desenvolvimento de uma terapia de tratamento que associe um medicamento quimioterápico a um ou mais de um composto bioativo. A boa notícia é que, enquanto novas pesquisas estão em desenvolvimento, a fórmula para prevenção do câncer já é conhecida, conforme destaca Eliane Fialho.
“Uma dieta adequada, rica em nutrientes e compostos bioativos, é eficiente na redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas. De uma maneira geral, o consumo de frutas e hortaliças deve ser de aproximadamente 400 g/dia. Isso representa de 5 a 9 porções de vegetais. Como nutricionista, recomendo o consumo de vegetais em todas as refeições, desde o desjejum até a ceia. E, quanto mais colorido for o seu prato, melhor”, afirma.
Além da Fundação do Câncer, cujos recursos são utilizados para a compra de pequenos equipamentos e reagentes, a pesquisa conta com o apoio da Faperj. A coordenação do projeto é de Eliane Fialho, que realiza os estudos junto com os professores Jerson Lima e Mário Alberto Cardoso, do Instituto de Bioquímica Médica, e estudantes de doutorado e graduação.
fonte
http://www.fundacaodocancer.org.br/noticias-ver.php?cod=20&bsc=
0 comentários:
Postar um comentário